Fórum Internacional de Mulheres do Futuro pela Paz do Planeta
  VI Seminário de Dezembro, em São Luís - MA



Poster de Divulgação,
por Maison D'Art AFG - Artes Integradas

VI Seminário de Dezembro - 2 a 4 de dezembro de 2010

 
Hoje, dia 4 de dezembro de 2010 será o último da programação, e o encerramento do VI Seminário de Dezembro, na cidade São Luís- MA. Quando conferencistas - pesquisadores, profissionais da educação e de outras áreas do conhecimento se reúnem, para discutir temas relevantes, sempre teremos resultados muito positivos entre os educadores que possuem pensamento crítico e que desejam contribuir para o avanço da Educação no estado do Maranhão, em cidades brasileiras e em todo o Brasil.

O tema do VI Seminário de Dezembro, neste ano de 2010, tem motivado promotores, apoiadoes e participantes a terem maior experiência diante da realidade concreta, os discursos dos conferencistas e as novas posssibilidades que são dialogadas com os participantes de mais um Seminário.

A educação pública no estado do Maranhão conta com muitas organizações e pesquisadores preocupados com seus índices precários e, historicamente, defasados em relação a alguns estados do nordeste.

Entre outras organizações, destacamos três que apresentam um histórico de mais de duas décadas de luta pela qualidade da educação ofertada às classes populares, em escolas públicas estaduais e municipais. O CEPP (Centro de Estudos Político-Pedagógicos), o HISTEDBR-MA (Grupo de Estudos e Pequisas sobre História, Sociedade e Educação no Brasil) cuja coordenação em âmbito nacional é feita pelo Prof. Dr. Dermeval Saviani e pelo Prof. Dr. José Claudinei Lombardi, a partir do Departamento de História e Filosofia da Educação da Unicamp) e o FORMAÇÃO – Centro de Apoio à Educação Básica.

Os integrantes dessas organizações constituem um bloco histórico de educadores-militantes e pesquisadores, congregando estudantes de graduação, especialistas, mestres, doutores e doutores com pós-doutorado já realizado na Usp. Esses profissionais tem dedicado sua melhor energia e inteligência, à luz de concepções de Marx e Gramsci, para conduzir um trabalho educativo dentro e fora dos muros das universidades e das escolas, compreendendo que a educação, seja formal ou não-formal, precisa se expandir por meio de uma rede de ações que envolvam todos os profissionais e cidadãos que possam se implicar na luta pelas condições adequadas ao desenvolvimento humano.

No caso do estado do Maranhão, essa luta ganha a dimensão de uma “guerra de posição” permanente, pois a educação é ainda utilizada como moeda de troca pelos políticos que fazem uso inadequado de seus mandatos, seja no executivo, seja no legislativo, praticando atos dos quais deveriam se envergonhar, ao realizarem desvios de recursos destinados à educação para a compra de transporte escolar, alimentação da merenda escolar, equipamentos e mobiliários, além de material de construção, que nem sempre são identificados para que possam ser julgados e punidos pelos atos praticados contra os interesses públicos.

Esse desserviço que prestam às gerações que se sucedem na condição de filhos de trabalhadoras e de trabalhores do campo não tem sido privilegiado como tema dos Seminários de Dezembro, porque é uma prática por demais conhecida pela maioria dos maranhenses. Mas, as formas de fortalecimento das organizações da sociedade civil tem sido objeto de reflexões e debates, no sentido de que se possa fazer uma transformação da realidade da escola e da sociedade, de modo mais profundo e consistente, mediante o exercício de nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Assim, a formação dos educadores tem sido tema recorrente dessa série histórica do evento denominado Seminários de Dezembro, iniciada em 2005, após o retorno ao Maranhão, de uma das organizadoras do CEPP e do HISTEDBR-MA: a Profa. Dra. Maria de Fátima Felix Rosar, que realizou sua carreira docente na Uema, na Ufma e na Unicamp, tendo contribuido, de modo significativo para a formação de muitos educadores-militantes, ao longo de mais de duas décadas.

Mesmo sendo do quadro docente da Unicamp, a Profa. Dra. Maria de Fátima Félix Rosar continuou contribuindo com esse importante trabalho em São Luís, através de diversos meios, e de forma presencial. Em 2004 optou por voltar a São Luís, para dar continuidade a esse trabalho, de forma efetiva, que passou a ter grande importância em sua trajetória profissional. Assim, se desligou do quadro docente da Unicamp em 2004, e se dedicou a contribuir com o planejamento e programação sistemática de formação de coletivos de profissionais da organização FORMAÇÃO - Centro de Apoio à Educação Básica, que atuam na região da baixada maranhense e na periferia da cidade de São Luís. Essa organização não governamental priorizou dedicar-se, inicialmente, a partir de sua criação em 1999, às populações urbanas e rurais constituidas por crianças e jovens da região que apresenta baixos índices de desenvolvimento humano.

Priorizar populações invisíveis tem sido a “misssão” do Formação, também conhecido como Instituto Formação, que lançará nesse mês de dezembro de 2010, mais um livro que resulta dessa ação coletiva e orgânica de profissionais dedicados às classes populares. Esse livro divulgará para todos os maranhenses as condições de vida e de trabalho de trabalhadores e trabalhadoras do Território Rural dos Campos e Lagos Maranhenses situado na região da baixada maranhense.

Parafraseando Milton Nascimento, os educadores-militantes do CEPP, do HISTEDBR-MA e do FORMAÇÃO compreendem que todo educador tem que ir aonde o povo está.

O VI Seminário de Dezembro traz em seu cartaz e em seu blog a marca da artista plástica, socióloga e também pesquisadora, Ana Maria Felix Garjan, que por conhecer o trabalho comprometido e responsável dessas organizações, atendeu ao convite para conceber a arte do material de divulgação desse evento.

O resultado do seu trabalho deu um significado especial às concepções que se pretende disseminar no processso de formação de novas gerações de profissionais da educação, a partir da compreensão da indissociablidade da história, da filosofia e da política na formação do educador.

O VI Seminário de Dezembro realizar-se-á nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, no Sindicato dos Bancários, em São Luís, trazendo ao Maranhão dois conferencistas convidados da UNIOESTE e da UNB, além de duas conferencistas da UFMA - Universidade Federal do Maranhão, valorizando também os pesquisadores das organizações já mencionadas, que militam dentro e fora da universidade.

Link de acesso à página do VI Seminário:
http://seminariosdezembro.wordpress.com/


São Luís, 04 de dezembro de 2010

Grupo de coordenação
INSTITUTO FORMAÇÃO
http://www.formacao.org.br/

Apoio de divulgação:

*Fórum Internacional de Mulheres do Futuro
*Revista Planetária - Artforum Internacional
http://revistaatforumculrural.blogspot.com

*Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 11 anos
*Universidade Planetária do Futuro
http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com



Escrito por Artforum Mundi &Ana F. Garjan às 01h08
[] [envie esta mensagem] []


 
  Projetos dos Grupos ARTFORUM Brasil XXI

Nós dos Grupos ARTFORUM Brasil XXI estamos registrando aqui,
no Fórum Internacional  de Mulheres onze anos de projetos culturais
e sociais por um Mundo Melhor:

Universidade Planetária do Futuro:
http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com

Brasil, 3 de dezembro de 2010

Ana Felix Garjan

Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 11 anos
 



Escrito por Artforum Mundi &Ana F. Garjan às 23h56
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
Meu perfil
BRASIL, Mulher, Portuguese, French, Arte e cultura, Viagens, Projetos Eco-Culturais
MSN -


HISTÓRICO


    CATEGORIAS
    Todas as mensagens
     Arte, Cultura e Ecologia Humana



    OUTROS SITES
     Sociedade Mulheres do Futuro
     Fórum Internacional de Mulheres do Futuro
     Fórum de Mulheres do Futuro
     Fórum das Artes &Cultura da Paz 21
     Universidade Planeta & Paz
     Ana Felix Garjan - Artes e Póeticas AlmaAzul
     ArtMundi Garjan
     POESIARTE - Luiza Caetano - Portugal
     ONDA - Projetos de Arte e Cultura da Paz
     Vieiros - Opiniões femininas
     Marta Peres - O Rebate
     Luiza Caetano
     Cantora Sivilí - site oficial
     Artistas Solidários
     Vida Em Poemas - Rosane Silveira
     Antologia Dellicata - Luiza Moreira
     Século e Arte - Viviane Spena
     Arte com Classe - Fernanda Medeiros
     Arte pela Paz - Lis Onda
     Mãe Natureza
     Planeta Terra
     Eco Amigos - Claúdia Costa
     Folha Verde - Mercedes Lorenzo
     Folha Zen
     Amazônia para Sempre
     Clã dos Ciclos Sagrados
     Terrae de Ophiussa - Sabrina Alves
     CMS- Chile- Consciencia, Mujer, Solidariedade
     Fórum Novo Mundo Melhor - A.F.Garjan
     RITMAR - Nadia Stabile
     Holístico & CIA
     Amor aos animais
     Fractais - Fátima Queiroz
     Petição de Apoio ao Tibet e ao Dalai Lama
     Vera Ferro - Artes Plásticas e Projetos
     Tita do Rêgo Silva - Artes Plásticas - Alemanha
     Grupo Corpo - Dança
     Blogosfera Solidária - Fátima Queiroz
     Artforum Brasil XXI - Ana Felix Garjan
     AVAAZ - Defesa das grandes causas do mundo
     Easy Mundi - Atitudes Humanistas
     Fórum das Artes e Culturas do Mundo
     Yinsights - Feminino Essencial em Rede
     Forum Social Mundial
     VEM Esfriar o Mundo - Plante uma árvore!
     Academia Cultural "Cora Coralina"
     Mulheres do Mundo do Futuro
     STOP CANADA'S
     Absoluta Online
     Academia de Artes e Poéticas Clarice Lispector
     Poetas e Artistas do Mundo/Artforum Mundi
     Arte e Poéticas Ana Felix Garjan
     La Maison D'Art Ana Felix Deva Garjan
     Projeto Academia de Artes Literárias/Artforum
     Manifesto Verde pela Paz da Humanidade/Arforum Mundi Planet
     Comunidade Poesia da Alma Azul - Ana Felix Garjan - Orkut
     CANDLE TIBET
     REVISTA CULTURA
     Vamos resfriar o Mundo - Ana Garjan
     1ª Antologia "Cartas ao Futuro" - Mulheres Contemporâneas/Artforum Mundi
     Tributo ao Planeta por Ana Felix Garjan/Artforum Planet
     Escola de Ecologia Humana Mandala Zen - Orkut
     Sociedade Mulheres do Futuro/Artforum - Orkut
     Fórum das Artes e Cultura 21-/Artforum - Orkut
     Tempo In - Verso - Elza Fraga
     Soninha Porto - Alma de Poeta
     Helena Jorge Poetisa
     Soninha Poetisa
     Terra Agora - Portal para o Futuro
     Terra Agora - 2012
     Década da Cultura da Paz - Comitê Paulista
     Magdala - Feminino Essencial Sul
     Ana Luisa Kaminski - Pintora
     Ana Luisa Kaminski - Arte
     Ana Luisa Kaminski - Poética
     Cristiane Campos - Artista Plástica
     Contos de Lara Lunna
     Dototy Dimolitsas - Alam de Poeta
     Rosane Silveira - Poetisa
     Amarte-Espaço Cultural
     Poemas e Sonhos da Ro Daros
     Selma Del Bosco
     Voz de Água
     Rosane Silveira - site
     Universo & Via Láctea
     Jaqueline Winter - Arte e Poesia
     Revista Artforum Inovatus
     Projeto Universidade Planetária do Futuro
     Agência Artforum Inovatus
     Academia Majestade Arte - Poesia do Mundo


    VOTAÇÃO
     Dê uma nota para meu blog!