Fórum Internacional de Mulheres do Futuro pela Paz do Planeta

Arte, Cultura e Ecologia Humana

  8 de Março, por Maria Aparecida Motta

 
 

8 de Março, por Maria Aparecida Motta

O Fórum Internacional de Mulheres do Futuro pela Paz do Planeta e os Grupos ARTFORUM Brasil XXI divulgam artigo sobre o Dia Internacional da Mulher

8 de março

                Maria Aparecida Motta

Século XXI e ainda estamos em busca de acertarmos harmonicamente as relações humanas no conjunto da sociedade. Mais uma vez estamos em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, data esta celebrada tendo sua origem em 1857, com a greve das tecelãs da Cotton, em Nova Yorque. Como resposta, o patrão não hesitou em provocar um incêndio, matando 129 operárias.

                Bem, mas voltemos aos dias atuais. Houve, sem dúvida, mudanças de comportamento nas relações domésticas e de trabalho. No entanto, a voz daquelas operárias ainda ecoa em nosso meio clamando por um tratamento justo e igualitário, quando a questão de músculos e força não está em jogo.

                Considero-me adepta de princípios feministas desde jovem, porém coloco-me sempre como parte da espécie humana nas questões de discernimento em relação ao que se pretende formular ou discutir. Ao longo da civilização, a luta pela afirmação do “sexo frágil” manifestou-se nos vários segmentos da sociedade, com mais ou menos intensidade. No entanto, vemos e ouvimos notícias diárias de espancamentos, morte,  agressões verbais, eliminação de projetos e empregos contra as mulheres. Quando a cabeça de uma mulher se põe a pensar, a dizer ”não”, a reivindicar direitos, estabelece-se o alerta do outro lado do mundo feminino.

                No Brasil (e em outros países) vivemos numa sociedade arraigadamente machista. Há evidentemente muitos homens cuja lucidez extrapola o comum e colocam-se em qualquer situação, lado a lado, na luta e na defesa da igualdade de gêneros. Entretanto, o machismo não é privilégio do sexo masculino. É tão culturalmente enraizado que não raras vezes as próprias mulheres manifestam atitudes machistas ou são coniventes, até por medo, com o teor das mesmas.

                A minha reflexão de hoje vai além das flores distribuídas ou presenteadas às mulheres. É necessário transpor barreiras, exigindo o respeito à causa feminina. Que sejam punidas as mortes passionais sejam respeitadas as suas escolhas amorosas e crenças religiosas, as suas opções ideológicas, os cargos que ocupam, o seu direito de ser ou não ser mãe, as suas angústias, as suas aspirações.

                Neste 8 de março compartilho com as minhas co-irmãs os anseios por uma existência digna e justa  em nossa sociedade, em nosso país. Não poderemos reconhecer a nossa  alma feminina enquanto mulheres forem discriminadas, violentadas, mutiladas, executadas, exploradas,  em nome de sua suposta inferioridade (pois há muito foi demonstrado que isto é falso) e em nome da intolerância. A relação entre gêneros não pode ser de confronto, mas de complemento nas mais diferentes formas de ocupar espaços ou de relacionamentos. Ao colocar a mulher no centro da reflexão de hoje, finalizo com o apelo ao respeito pleno, pois de seu corpo germinarão os filhos, de sua alma germinarão os sonhos...  

.....................................................................................................

Maria Aparecida Motta é formada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em 1971, Maria Aparecida Dellinghausen Motta cursou estudos pós-graduados em antropologia filosófica na mesma universidade (1973-1976) e em filosofia e história da educação na Unicamp (1981-1984). Lecionou filosofia no ensino médio e superior em Cachoeira do Sul (RS), entre 1974 e 1980, e na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, de 1982 a 1984. Desde muito jovem exerce atividades literárias, tendo publicado poesias no Jornal do Povo (de Cachoeira do Sul-RS), Correio do Povo (de Porto Alegre-RS), Correio Popular (de Campinas-SP), A Palavra, A Fonte e O Guia (de São Sepé-RS). Participou, também, das antologias Poetas do Vale II (Porto Alegre, Martins Livreiro-Editor) e Poetas do Vale III (Cachoeira do Sul, Coopecom), publicadas nas décadas de 1980 e 1990. Publica, regularmente, crônicas nos jornais de São Sepé, sua cidade natal. Atualmente desenvolve atividades junto à Editora Autores Associados, de Campinas, como membro de seu Conselho Editorial, sendo responsável pela organização do Diário dos Autores, cujos volumes correspondentes aos anos de 2005, 2006, 2007 e 2008 já foram editados. É autora do livro Aurora da Vida, publicado em 2005 por esta editora, e de Rosas do tempo, editado em 2007, também pela Autores Associados.


imagem internet, AD


Brasil, 8 de Março de 2011

Fórum Internacional de Mulheres pela Paz do Planeta - 4 anos
Fórum Cidade Artes do Mundo - 4 anos
http://forumculturaldomundo.zip.net

Grupos ARTFORUM Brasil XXI - 11 anos
www.cidadeartesdomundo.com.br

Universidade Planetária do Futuro - Ano II
http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com

http://universidadeplanetariadofuturo.webstarts.com/index.html

Diretora de Divulgação: Ana Felix Garjan
www.lamaiosondart-anagarjan.com.br



Escrito por Artforum Mundi &Ana F. Garjan às 23h58
[] [envie esta mensagem] []


 
  Março Artforum Brasil Inovatus: Mês Internacional da Mulher

Março Artforum: Mês Internacional da Mulher



Artforum Brasil Mulher Inovatus 2010

"A Mulher são
Muitas" - Ano II



O "Fórum Internacional de Mulheres do Futuro pela Paz do Planeta", o Fórum Cidade Artes do Mundo, a Academia de Artes e Poéticas "Clarice Lispector" e os Grupos Artforum Brasil Unifuturo celebram o Mês da Mulher. No Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, haverá exposição especial de artistas plásticas, fotógrafas e poetisas, aqui, no blog Fórum Internacional de Mulheres do Futuro.

A programação "Artforum Brasil Mulher Inovatus" homenageará as obras literárias das escritoras Clarice Lispector, Cecília Meireles e Cora Coralina; à obra humanista da Doutora Zilda Arns e a obra artística da cantora argentina Mercedes Sosa.

Nosso Tributo às milhares de mulheres sofridas do Haiti, do Peru, da Ilha da Madeira, do Chile, e de todas as partes do mundo, que morreram vítimas de terremotos e desastres ambientais. Tributo às mulheres brasileiras que lutam por sua sobrevivência, e a vida de seus filhos, de suas vidas e de seus sonhos.



Berthe Morisot. AD

Homenagem especial às escritoras, poetisas, artistas plásticas, pintoras e promotoras culturais, que têm contribuído com as novas estilísticas e poéticas da mulher contemporânea, que constroem suas trajetórias em direção ao futuro.

Nossa homenagem especial à filósofa, poetisa e pintora de Portugal, Luiza Caetano, que em março de 2008 enviou poemas para a inauguração do Fórum Internacional de Mulheres. Ela tem sido grande apoiadora dos roteiros, agendas e projetos culturais, artísticos e literários  que têm sido promovidos pelos Grupos Artforum Brasil Unifuturo. Seus poemas e pinturas estarão sendo divulgadas na programação "Artforum Brasil Mulher Inovatus", que iniciamos neste dia 04 de março de 2010. Ela á também uma cidadã cultural brasileira, por sua amizade com tantos poetas, artistas e escritores brasileiros. Assim já a consideramos, desde 2008, uma artista e poetisa brasileira, pelos vínculos culturais entre Brasil e Portugal.

Serão homenageadas, neste mês de março de 2010, entre tantos outros nomes em destaque, a professora pesquisadora e artista plástica  Zélle Tupinambá Bittencourt, de Curitiba, a pintora e professora de arte Vera Ferro, de Campinas, a poetisa e promotora cultural Helena Jorge, de São Paulo, a professora de arte e pintora Ana Luisa Kamisnki, de Florianópolis, a escritora, poetisa e pintora Lara Lunna, de Campinas, a artista plástica e promotora cultural Adaljiza Cuan, de Boituva - S.P, a poetisa e produtora cultural, Sônia Maria Batista, de São Paulo, a pintora e professora de arte Anelise Sabino, de Chapecó, as cantoras paulistanas Silvilí, Édria Barbiere e Biah Carfig, a atriz Camila Arelaro, e tantos outros nomes que desfilarão nesse importante Fórum Internacional de Mulheres
do Futuro pela Paz do Planeta.

Brasil, 04 de março de 2010

Grupos Artforum Brasil Unifuturo
Fórum Internacional de Mulheres do Futuro
Núcleo Artforum Brasil - São Paulo

*Universidade Planetária do Futuro
http://projetoartforumuniversidade.blogspot.com

*Espaço Academia Cultural Cora Coralina (2007)

Coordenação e Edição:
Ana Felix Garjan
www.cidadeartesdomundo.com.br

*Espaço Academia de Artes e Poéticas Clarice Lispector
http://cidadeartesdomundo.blogspot.comhttp://www.artforumunifuturobrasil.org/47448/index.html

Recordando... *Mulheres de Março e seu Universo
http://www.artforumunifuturobrasil.org/128401.html

Recordando... *Mulheres do Mundo e da Arte de Ser
http://www.artforumunifuturobrasil.org/147201.html

Recordando... *Mulheres do Mundo do Futuro
http://www.artforumunifuturobrasil.org/207222.html

Agência Artforum Inovatus
Revista Artforum Cultural
http://revistaartforumcultural.blogspot.com



Escrito por Artforum Mundi &Ana F. Garjan às 21h33
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 
Meu perfil
BRASIL, Mulher, Portuguese, French, Arte e cultura, Viagens, Projetos Eco-Culturais
MSN -


HISTÓRICO


    CATEGORIAS
    Todas as mensagens
     Arte, Cultura e Ecologia Humana



    OUTROS SITES
     Sociedade Mulheres do Futuro
     Fórum Internacional de Mulheres do Futuro
     Fórum de Mulheres do Futuro
     Fórum das Artes &Cultura da Paz 21
     Universidade Planeta & Paz
     Ana Felix Garjan - Artes e Póeticas AlmaAzul
     ArtMundi Garjan
     POESIARTE - Luiza Caetano - Portugal
     ONDA - Projetos de Arte e Cultura da Paz
     Vieiros - Opiniões femininas
     Marta Peres - O Rebate
     Luiza Caetano
     Cantora Sivilí - site oficial
     Artistas Solidários
     Vida Em Poemas - Rosane Silveira
     Antologia Dellicata - Luiza Moreira
     Século e Arte - Viviane Spena
     Arte com Classe - Fernanda Medeiros
     Arte pela Paz - Lis Onda
     Mãe Natureza
     Planeta Terra
     Eco Amigos - Claúdia Costa
     Folha Verde - Mercedes Lorenzo
     Folha Zen
     Amazônia para Sempre
     Clã dos Ciclos Sagrados
     Terrae de Ophiussa - Sabrina Alves
     CMS- Chile- Consciencia, Mujer, Solidariedade
     Fórum Novo Mundo Melhor - A.F.Garjan
     RITMAR - Nadia Stabile
     Holístico & CIA
     Amor aos animais
     Fractais - Fátima Queiroz
     Petição de Apoio ao Tibet e ao Dalai Lama
     Vera Ferro - Artes Plásticas e Projetos
     Tita do Rêgo Silva - Artes Plásticas - Alemanha
     Grupo Corpo - Dança
     Blogosfera Solidária - Fátima Queiroz
     Artforum Brasil XXI - Ana Felix Garjan
     AVAAZ - Defesa das grandes causas do mundo
     Easy Mundi - Atitudes Humanistas
     Fórum das Artes e Culturas do Mundo
     Yinsights - Feminino Essencial em Rede
     Forum Social Mundial
     VEM Esfriar o Mundo - Plante uma árvore!
     Academia Cultural "Cora Coralina"
     Mulheres do Mundo do Futuro
     STOP CANADA'S
     Absoluta Online
     Academia de Artes e Poéticas Clarice Lispector
     Poetas e Artistas do Mundo/Artforum Mundi
     Arte e Poéticas Ana Felix Garjan
     La Maison D'Art Ana Felix Deva Garjan
     Projeto Academia de Artes Literárias/Artforum
     Manifesto Verde pela Paz da Humanidade/Arforum Mundi Planet
     Comunidade Poesia da Alma Azul - Ana Felix Garjan - Orkut
     CANDLE TIBET
     REVISTA CULTURA
     Vamos resfriar o Mundo - Ana Garjan
     1ª Antologia "Cartas ao Futuro" - Mulheres Contemporâneas/Artforum Mundi
     Tributo ao Planeta por Ana Felix Garjan/Artforum Planet
     Escola de Ecologia Humana Mandala Zen - Orkut
     Sociedade Mulheres do Futuro/Artforum - Orkut
     Fórum das Artes e Cultura 21-/Artforum - Orkut
     Tempo In - Verso - Elza Fraga
     Soninha Porto - Alma de Poeta
     Helena Jorge Poetisa
     Soninha Poetisa
     Terra Agora - Portal para o Futuro
     Terra Agora - 2012
     Década da Cultura da Paz - Comitê Paulista
     Magdala - Feminino Essencial Sul
     Ana Luisa Kaminski - Pintora
     Ana Luisa Kaminski - Arte
     Ana Luisa Kaminski - Poética
     Cristiane Campos - Artista Plástica
     Contos de Lara Lunna
     Dototy Dimolitsas - Alam de Poeta
     Rosane Silveira - Poetisa
     Amarte-Espaço Cultural
     Poemas e Sonhos da Ro Daros
     Selma Del Bosco
     Voz de Água
     Rosane Silveira - site
     Universo & Via Láctea
     Jaqueline Winter - Arte e Poesia
     Revista Artforum Inovatus
     Projeto Universidade Planetária do Futuro
     Agência Artforum Inovatus
     Academia Majestade Arte - Poesia do Mundo


    VOTAÇÃO
     Dê uma nota para meu blog!